domingo, 19 de junho de 2011

Depoimentos:

Robert Lewis - (copiloto do Enola Gay):


O avião batizado de enola gay em homenagem a mãe do capitão tibbets (piloto), foi o avião a lançar a bomba apelidada de Little Boy (“garotinho”),teve força de 12.500 toneladas de tnt, foi detonada às 8:15m do dia 06 de agosto de 1945, a 576 metros acima do Hospital Cirúrgico de Shima, foram cerca de 186.940 mortos.

"Meu Deus, o que nós fizemos!", escreveu Lewis após o lançamento da bomba, às 08h15 do dia 6 de agosto.
"No minuto seguinte ninguém sabia o que esperar... O clarão foi intenso", conta o militar. A explosão aconteceu um minuto depois do lançamento.

"Quinze segundos depois do clarão, houve dois solavancos bem distintos que foram os únicos impactos físicos que nós sentimos."

O co-piloto do Enola Gay relata que só depois foi possível observar o resultado da missão. "Nove décimos da cidade estavam cobertos de fumaça."
"Eu tenho certeza de que toda a tripulação sentiu que essa experiência era mais do que qualquer ser humano podia imaginar possível. Ela simplesmente parece impossível de entender. Quantas pessoas nós matamos?"

"Se eu viver cem anos, nunca vou conseguir tirar esses poucos minutos da minha mente..."

O militar americano disse que a coluna de fumaça maciça ainda podia ser vista depois de uma hora e meia de vôo de volta à base.
 

Segundo a Christie's, esse é um registro único em primeira mão do lançamento da bomba.

O Japão se rendeu cinco dias depois do lançamento de uma segunda bomba atômica, desta vez em Nagasaki, no dia 9 de agosto de 1945.


Matsushige Yoshito - (único fotógrafo a registrar o cenário):



Às 08h15 do dia 6 de agosto de 1945 em Hiroshima, Yoshito Matsushige (1913-2005), fotógrafo do jornal local "Chugoku", estava em casa, a 2.700 metros do impacto da bomba. Naquele dia, tirou apenas cinco fotos com sua Mamiya 6. Na ponte Miyuki, os corpos machucados e as roupas rasgadas de um grupo de estudantes ainda vivos é uma das imagens mais conhecidas do ataque.
"Tive que esperar 20 minutos até ter forças para fotografá-los. Quando eu e outros fotógrafos chegamos ao epicentro, fomos incapazes de registrar qualquer imagem, tão dramático era tudo o que víamos. Hoje, eu me arrependo de não tê-lo feito", diz Matsushige.
Sobreviventes:

Takashi Morita: aos 87 anos e morando em São Paulo desde 1956, ele sobreviveu, em 6 de agosto de 1945, à bomba nuclear jogada sobre a cidade japonesa de Hiroshima durante a Segunda Guerra Mundial. A bomba explodiu a cerca de 1,3 km de onde Morita estava. Na época, ele era soldado da polícia japonesa e tinha 21 anos.
“Lembro-me como se fosse hoje. Eu estava caminhando nas ruas da cidade quando a bomba caiu. Primeiro foi um clarão, depois uma escuridão. Então começou uma chuva preta, e as pessoas que estavam queimadas abriam a boca para tomar aquela água contaminada. Eu via pessoas queimadas, dilaceradas”

Nenhum comentário:

Postar um comentário