domingo, 19 de junho de 2011

Eclosão da guerra

A disputa por mercado criou rivalidade entre os países imperialistas, gerando focos de tensão, mas o real motivo da eclosão da Primeira Guerra Mundial não foi apenas isso, outros fatores foram fundamentais, como: 

- A rivalidade anglo-alemã: Gerada a partir da competição industrial e comercial. A Alemanha se tornou uma potência industrial e seus produtos ficaram conhecidos praticamente em todo o mundo, inclusive na Inglaterra. 

- A rivalidade franco-alemã: A França também era contra a Alemanha, por ter sido derrotada na guerra franco-prussiana (1870-1871), perdendo territórios. 

- A rivalidade russo-alemã: A Alemanha planejava construir uma ferrovia de Berlim a Bagdá, no Oriente Médio, região com alto potencial petrolífero e com grandes reservas. Porém a construção iria atravessar uma área já cobiçada pela Rússia, a Península Balcânica e o império Turco-Otomano.

- O nacionalismo da Sérvia: A Sérvia era uma pequena nação eslava independente, situada na região dos Bálcãs, que almejava libertar e unificar os territórios habitados pelos povos eslavos desta região. Opondo-se aos austríacos e aos turcos, a Sérvia aproximou-se cada vez mais da Rússia, que comprometeu-se a apoiá-la e a protegê-la militarmente. Quando, em 1908, a Áustria ocupou a Bósnia-Herzegovina, a Sérvia passou a conspirar abertamente contra a Áustria. 

O início da guerra ocorreu devido ao assassinato, em 28 de julho de 1914, do herdeiro ao trono Austríaco, Francisco Ferdinando e sua esposa, o autor dos tiros foi um estudante do movimento jovem Bósnia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário