domingo, 19 de junho de 2011

Filme: "O Pianista"

TRAILER: 


a) de que assunto trata:


O filme fala sobre um pianista, Szpilman, que é judeu-polones e trabalha na radio de Varsóvia. Com a invasão alemã e o inicio da segunda guerra começaram as restrições impostas pelos nazistas aos judeus  poloneses, entre elas o seu confinamnto em uma área vigiada e cercada por muros, que deu origem ao gueto da Varsóvia.


b) como e quando começaram os problemas:


Com o inicio da segunda guerra, na qual a radio foi destruída, ele vê seu mundo começar a “acabar” diante de seus olhos. Os problemas começam exatamente ai.Em um momento a família de Szpilman, junto com outras, são colocadas para deportação até um campo de extermínio em Treblinka. Enquanto os judeus são forçados a entrar em vagões de trem, Szpilman é salvo no último segundo por um policial do gueto, que era seu amigo. Separado de sua família, ele consegue sobreviver.Ele é colocado em uma unidade de reconstrução alemã como um trabalhador escravo. Durante esse tempo, um outro trabalhador judeu confidencia a Szpilman duas informações críticas, uma que muitos judeus que estão vivos sabem que os alemães planejam matá-los, dois que um levante contra os alemães está sendo preparado. Szpilman se ofereçe para ajudar. Ele é colocado para contrabandear armas para dentro do gueto, quase sendo pego em um momento.Quando Szpilman encontra o capitão Wilm Hosenfeld enquanto tenta abrir uma lata de picles, em um dos prédios que ainda não haviam sido destruídos, e prova pra ele que é pianista, o capitão o deixa se esconder e regularmente lhe da comida, salvando então sua vida. Mas antes de ir embora, o capitão lhe seu casaco da Wehrmacht e vai embora. Mais tarde, esse casaco quase mata Szpilman quando tropas polonesas, o confundem com um oficial alemão. Ele consegue convencê-los que ele era polonês.


c) qual o desfecho:


 Um grupo de recém libertados prisioneiros de um campo de concentração passam por um grupo de prisioneiros alemães. Um machucado prisioneiro alemão, que era na verdade Hosenfeld, chama os ex-prisoneiros. Ele implora para um deles, um violinista conhecido de Szpilman, para contactá-lo para que possam libertá-lo. Szpilman, que voltou a tocar na Rádio de Varsóvia, vai ao local tarde de mais, todos os prisioneiros haviam sido removidos sem deixar rastros.Szpilman continuou a viver em Varsóvia até sua morte em 2000 e que Hosenfeld morreu em 1952 em um campo de prisioneiros, porém foi postumamente honrado por salvar a vida de Szpilman.                                   
             
    d) descreva os personagens:


Szpilman
- Capitão Wilm Hosenfeld
- Dorota
- Jurek
- A mãe do pianista
- O pai do pianista
- Enryk
- Halina
- Regina
- Sr. Lipa
- Hansell
- Majorek
- Marido de Dorota


e) qual sua opinião sobre o filme visto:



Nós gostamos muito do filme o pianista. Apesar de não retratar a segunda guerra mundial no mundo todo, mostrou perfeitamente que foi uma guerra terrível, e em nossa opniao, a pior de todas. O filme retratou bem a perseguição do nazismo aos judeus, e mostrou que não havia piedade. E o principal: mostrou que muitas pessoas, inclusive crianças inocentes, sofreram e morreram, e isso so nos fez pensar: por que? Nos mostrou também cumplicidade e ajuda ao próximo (na parte, por exemplo, em que o policial amigo do pianista o salva do vagão que o levaria para o campo de extermínio junto com sua família) o que achamos muito bom. Só achamos triste que ele não ficou junto a família dele.     

                                                IMAGENS:





Nenhum comentário:

Postar um comentário