domingo, 19 de junho de 2011

Introdução

Neste trabalho iremos falar da segunda guerra mundial em um blog criado por nós. Falaremos de tudo ocorrido e ainda mais curiosidades: eclosão (que foi pelo fato do herdeiro do trono austríaco e sua mulher terem sido assassinados por um estudante), causas (com um destaque no tratado de Versalhes que foi um tratado de paz entre as potencias européias que encerrou a primeira guerra mundial oficialmente) algumas curiosidades (piadas, números de mortes...), sua cronologia enorme, batalhas (como a de stalingrado, que foi a mais importante e violenta da segunda guerra) e ainda falaremos de um filme escolhido por nos chamado "O Pianista", que trata da segunda guerra e alguns fatos ocorridos durante ela. Gostaríamos então de agradecer a nossa professora por esta oportunidade de aprender de uma maneira mais aprofundada e legal sobre esse assunto tão importante que foi a Segunda Guerra Mundial, o conflito mais sangrento e mais terrível que a humanidade já presenciou, que rendeu muitas mortes e muito desgaste, tanto econômico quanto social, que durou de 1939 a 1945.

Bibliografia

- www.google.com.br

- www.wikipedia.org.br

- www.infoescola.com.br

- www.coladaweb.com.br


- www.youtube.com.br

- www.cecac.org.br

- www.sohistoria.com.br


- Livro de História

Conclusão

Com esse trabalho podemos aprofundar nosso conhecimento sobre a Segunda Guerra Mundial, que foi muito além do que viamos no livro, chegamos a ver depoimentos de sobreviventes e ver filmes que retratam indiretamente essa terrível guerra que afetou toda a humanidade. Com todo esse trabalho, chegamos a muitas conclusões, uma delas foi que a segunda guerra foi a maior guerra que já ocorreu no mundo, com muitas batalhas violentas (como a de Stalingrado) e além de batalhas, foi durante a segunda guerra que se "aprimoraram" as bombas atômicas (exemplos as que foram explodidas em Hiroshima e Nagasaki). No final de toda a grande guerra, a maioria dos estudos diz que Hitler se suicidou, por conta da "falência" do nazismo, que pode-se dizer que era comandado por ele... Acabamos descobrindo com esse trabalho musicas e poemas muito bonitos que nem sabíamos que existiam sobre a segunda guerra, e até piadas. Descobrimos também que essa enorme guerra começou por assinato ao herdeiro do trono austriaco e sua esposa, e o autor dos tiros foi um estudante, o que nos deixou surpresas. Gostariamos de agradecer por esse trabalho que nos fez saber sobre essa guerra muito importante de forma mais legal do que uma aula.

"Guernica de Picasso" - Interpretação da obra.





Interpretação:


"Guernica de Picasso" é um painel que foi pintado por Pablo Picasso no ano de 1937.  
Este quadro representa o bombardeio sofrido pela cidade espanhola, Guernica, por aviões alemães no ano de 1937. Picasso pintou o quadro no mesmo ano em que ocorreu o forte atentado, e com suas técnicas de pintura a óleo, conseguiu retratar fortemente a situação em que a cidade se encontrou logo após ser bombardeada. No quadro são mostradas pessoas pessoas caídas no chão, como se estivessem mortas, e são mostradas também partes de seus corpos, como pernas e braços, que foram "tirados" foras. Picasso tenta demonstrar o quão prejudicial foi o bombadeio causado pelos alemães a cidade, e como a população reagiu a isso.

"Carta de Stalingrado" - Poema de Carlos Drummond de Andrade / Interpretação

Carta a Stalingrado:

Stalingrado...
Depois de Madri e de Londres, ainda há grandes cidades!
O mundo não acabou, pois que entre as ruínas 
outros homens surgem, a face negra de pó e de pólvora, 
e o hálito selvagem da liberdade 
dilata os seus peitos, Stalingrado,
seus peitos que estalam e caem, 
enquanto outros, vingadores, se elevam.

A poesia fugiu dos livros, agora está nos jornais.
Os telegramas de Moscou repetem Homero.
Mas Homero é velho. Os telegramas cantam um mundo novo
que nós, na escuridão, ignorávamos.
Fomos encontrá-lo em ti, cidade destruída, 
na paz de tuas ruas mortas mas não conformadas,
no teu arquejo de vida mais forte que o estouro das bombas, 
na tua fria vontade de resistir.

Saber que resistes.
Que enquanto dormimos, comemos e trabalhamos, resistes.
Que quando abrimos o jornal pela manhã teu nome (em ouro oculto) estará firme no alto da página.
Terá custado milhares de homens, tanques e aviões, mas valeu a pena.
Saber que vigias, Stalingrado,
sobre nossas cabeças, nossas prevenções e nossos confusos pensamentos distantes
dá um enorme alento à alma desesperada
e ao coração que duvida.
 
Stalingrado, miserável monte de escombros, entretanto resplandecente!
As belas cidades do mundo contemplam-te em pasmo e silêncio.
Débeis em face do teu pavoroso poder, 
mesquinhas no seu esplendor de mármores salvos e rios não profanados,
as pobres e prudentes cidades, outrora gloriosas, entregues sem luta, 
aprendem contigo o gesto de fogo.
Também elas podem esperar.

Stalingrado, quantas esperanças!
Que flores, que cristais e músicas o teu nome nos derrama!
Que felicidade brota de tuas casas!
De umas apenas resta a escada cheia de corpos; 
de outras o cano de gás, a torneira, uma bacia de criança.
Não há mais livros para ler nem teatros funcionando nem trabalho nas fábricas, 
todos morreram, estropiaram-se, os últimos defendem pedaços negros de parede,
mas a vida em ti é prodigiosa e pulula como insetos ao sol,
ó minha louca Stalingrado!

A tamanha distância procuro, indago, cheiro destroços sangrentos,
apalpo as formas desmanteladas de teu corpo,
caminho solitariamente em tuas ruas onde há mãos soltas e relógios partidos,
sinto-te como uma criatura humana, e que és tu, Stalingrado, senão isto?
Uma criatura que não quer morrer e combate, 
contra o céu, a água, o metal, a criatura combate,
contra milhões de braços e engenhos mecânicos a criatura combate,
contra o frio, a fome, a noite, contra a morte a criatura combate, 
e vence.

As cidades podem vencer, Stalingrado!
Penso na vitória das cidades, que por enquanto é apenas uma fumaça subindo do Volga.
Penso no colar de cidades, que se amarão e se defenderão contra tudo.
Em teu chão calcinado onde apodrecem cadáveres, 
a grande Cidade de amanhã erguerá a sua Ordem.



Interpretação:


O poema de Carlos Drummond de Andrade é uma metáfora do que seria uma carta sendo enviada á cidade de Stalingrado, que foi onde ocorreram violentas batalhas. A carta, o poema, diz que, mesmo com todas as destruições que ocorreram durante a Segunda Guerra, as cidades podem se reerguer, como mostra no poema: "as cidades podem vencer". 
No poema fica bem demonstrado a situação da cidade no geral após todas as lutas, mostra que casas e famílias foram destruídas, deixando apenas destroços, isso fica bem mostrado nesta parte do poema: "Não há mais livros para ler nem teatros funcionando nem trabalho nas fábricas, 
todos morreram".
Além de tudo, a carta diz que as cidades permanecem em silêncio depois dos desastres ocorridos em Stalingrado.



Batalha de Stalingrado.


Batalha de Stalingrado foi uma operação militar conduzida pelos alemães e seus aliados contra as forças russas pela posse da cidade de Stalingrado (atual Volgogrado), às margens do rio Volga, na antiga União Soviética, entre 17 de julho de 1942 e 2 de fevereiro de 1943, durante a Segunda Guerra Mundial. A batalha foi o ponto de virada na frente leste da guerra, marcando o limite da expansão alemã no território soviético e é considerada a maior e mais sangrenta batalha de toda a História, causando a morte e ferimentos em cerca de dois milhões de soldados e civis.

Marcada por sua extrema brutalidade e desrespeito às perdas militares e civis de ambos os lados, a ofensiva alemã sobre acidade de Stalingrado, a batalha dentro da cidade e a contra-ofensiva soviética que cercou e destruiu todo o 6º Exército alemão e outras forças do Eixo, foi a segunda derrota em larga escala da Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial e a mais decisiva; a partir daí, a ofensiva passou totalmente para as mãos dos soviéticos até a vitória final contra o Terceiro Reich, em 8 de maio de 1945.
Antes que a Wehrmacht alcance a cidade propriamente dita, a Luftwaffe havia atacado no rio Volga, via vital para o movimento de suprimentos em direção à cidade, deixando-o praticamente inutilizável para a navegação de barcos soviéticos. Entre 25 e 31 de julho, 32 navios e balsas foram afundados no rio. A batalha começou sob pesado bombardeio da força aérea alemã a Stalingrado, com cerca de mil toneladas de bombas jogadas sobre a cidade e seus arredores,[3] transformando-a quase em destroços, apesar de algumas estruturas de fábricas ainda sobreviverem e continuarem sua produção de guerra em turnos de 24 horas.
Josef Stalin havia impedido os civis de deixarem o lugar, sob a premissa de que sua presença ali encorajaria ainda mais as forças soviéticas a defenderem-na, sendo postos a ajudar cavando trincheiras e fortificações defensivas em todo o perímetro urbano. Em 23 de agosto, um forte bombardeio aéreo causou um grande incêndio, matando milhares de civis e transformando Stalingrado numa paisagem de repleta de destroços e ruínas fumegantes. Noventa por cento do bairro de Voroshilovsky foi totalmente destruído.
A impotente força aérea soviética foi esmagada pela Luftwaffe, perdendo 201 aviões no período de uma semana no fim de agosto. Apesar de reforços aéreos trazidos, as perdas continuaram grandes durante o mês de setembro, fazendo com que a força aérea alemã tivesse o domínio completo dos céus sobre Stalingrado e regiões próximas, durante as primeiras semanas de combate.


                

Derrota do Eixo.

Apesar da evidente superioridade militar aliada, as tropas alemãs resistiram durante meses, até que, em Dezembro de 1944, Hitler ordenou uma contra-ofensiva na Bélgica, nas Ardenas. Os exércitos aliados, desgastados devido a problemas logísticos, sustiveram com grande dificuldade o avanço das tropas alemãs. Várias unidades aliadas foram cercadas pelo avanço alemão, privando estes soldados de receberem mantimentos e outros equipamentos, pelo que tiveram de sobreviver a um inverno rigoroso sem roupa adequada e com poucas munições. Eram frequentes as incursões de soldados alemães, disfarçados de soldados americanos, em áreas controladas pelos aliados para causar sérios transtornos, como mudança de caminhos de divisões inteiras, mudanças de placas, implantações de minas, emboscadas. Estes soldados alemães, os primeiros comandos, estavam sob o comando do Oberst (Coronel) Otto Skorzeny, que já libertara Mussolini, entretanto aprisionado em Itália. Finalmente, a ofensiva alemã acabou por fracassar, e o custo em termos militares acabou por fragilizar a posterior defesa do território alemão. Na Itália, foi tomada a abertura ao Reno, com participação de forças francesas, americanas e a Força Expedicionária Brasileira, fato que facilitou o avanço aliado pelo sul.

Este mapa mostra a batalha entre o Eixo e os Aliados, desde 1939 até 1945: Países de cor 
azul são os que aderiram aos aliados, de cor preta são os países que fazem parte do Eixo e os que foram dominados pelos alemães ou japoneses, os de vermelho são os territórios que pertencem à União Soviética.
Antes mesmo de findar a guerra, as grandes potências firmaram acordos sobre seu encerramento, além de definirem partilhas, inaugurando novos confrontos com potencial de desencadear uma hecatombe nuclear. O primeiro dos acordos foi a 
Conferência de Teerã, no Irã, em 1943.

Uma rua de Berlin destruída durante a Segunda Guerra Mundial.
Em Janeiro de 
1945Winston ChurchillFranklin D. Roosevelt eJosef Stalin reúnem-se novamente em IaltaUcrânia, já sabendo da inevitabilidade da derrota alemã, para decidir sobre o futuro da Europa pós-guerra. Nesta conferência, fica decidido que todos os países libertados deveriam realizar eleições livres e democráticas - o que não se veio a verificar, nos países controlados pelo Exército Vermelho - e que a Alemanha teria de compensar os países que invadiu. Discutiu-se também a criação da Organização das Nações Unidas (ONU) em bases diferentes das da Liga das Nações. Definiu-se, ademais, a partilha mundial, deixando à União Soviética o predomínio sobre a Europa Oriental, incorporando os territórios alemães a leste e definindo a participação da URSS na rendição do Japão, com a divisão da Coréia em áreas de influência soviética e norte-americana. Assim, lançavam-se as bases para a Guerra Fria.
Entretanto, o avanço das tropas aliadas e soviéticas chegou ao território alemão. Previamente, havia já sido estabelecido o avanço dos dois exércitos, ficando a tomada de 
Berlim a cargo do Exército Vermelho. Esta decisão, tomada pelas esferas militares, foi encarada com apreensão pela população, pois era conhecido o rasto de pilhagens, execuções e violações (estupro), que os soldados soviéticos deixavam atrás de si, em grande parte como retaliação pela mortes causadas pelos soldados alemães na União Soviética (o país com o maior número de baixas civis e militares de toda a guerra, cerca de 20 milhões). A 30 de Abril de 1945Adolf Hitlersuicidou-se, quando as tropas soviéticas estavam a exatamente dois quarteirões de seu bunker.
7 de Maio, o seu sucessor, o almirante Dönitz, assinou a capitulação alemã. A 14 de Agosto de 1945, o general Tojo doJapão
 rendeu-se incondicionalmente.

Depoimentos:

Robert Lewis - (copiloto do Enola Gay):


O avião batizado de enola gay em homenagem a mãe do capitão tibbets (piloto), foi o avião a lançar a bomba apelidada de Little Boy (“garotinho”),teve força de 12.500 toneladas de tnt, foi detonada às 8:15m do dia 06 de agosto de 1945, a 576 metros acima do Hospital Cirúrgico de Shima, foram cerca de 186.940 mortos.

"Meu Deus, o que nós fizemos!", escreveu Lewis após o lançamento da bomba, às 08h15 do dia 6 de agosto.
"No minuto seguinte ninguém sabia o que esperar... O clarão foi intenso", conta o militar. A explosão aconteceu um minuto depois do lançamento.

"Quinze segundos depois do clarão, houve dois solavancos bem distintos que foram os únicos impactos físicos que nós sentimos."

O co-piloto do Enola Gay relata que só depois foi possível observar o resultado da missão. "Nove décimos da cidade estavam cobertos de fumaça."
"Eu tenho certeza de que toda a tripulação sentiu que essa experiência era mais do que qualquer ser humano podia imaginar possível. Ela simplesmente parece impossível de entender. Quantas pessoas nós matamos?"

"Se eu viver cem anos, nunca vou conseguir tirar esses poucos minutos da minha mente..."

O militar americano disse que a coluna de fumaça maciça ainda podia ser vista depois de uma hora e meia de vôo de volta à base.
 

Segundo a Christie's, esse é um registro único em primeira mão do lançamento da bomba.

O Japão se rendeu cinco dias depois do lançamento de uma segunda bomba atômica, desta vez em Nagasaki, no dia 9 de agosto de 1945.


Matsushige Yoshito - (único fotógrafo a registrar o cenário):



Às 08h15 do dia 6 de agosto de 1945 em Hiroshima, Yoshito Matsushige (1913-2005), fotógrafo do jornal local "Chugoku", estava em casa, a 2.700 metros do impacto da bomba. Naquele dia, tirou apenas cinco fotos com sua Mamiya 6. Na ponte Miyuki, os corpos machucados e as roupas rasgadas de um grupo de estudantes ainda vivos é uma das imagens mais conhecidas do ataque.
"Tive que esperar 20 minutos até ter forças para fotografá-los. Quando eu e outros fotógrafos chegamos ao epicentro, fomos incapazes de registrar qualquer imagem, tão dramático era tudo o que víamos. Hoje, eu me arrependo de não tê-lo feito", diz Matsushige.
Sobreviventes:

Takashi Morita: aos 87 anos e morando em São Paulo desde 1956, ele sobreviveu, em 6 de agosto de 1945, à bomba nuclear jogada sobre a cidade japonesa de Hiroshima durante a Segunda Guerra Mundial. A bomba explodiu a cerca de 1,3 km de onde Morita estava. Na época, ele era soldado da polícia japonesa e tinha 21 anos.
“Lembro-me como se fosse hoje. Eu estava caminhando nas ruas da cidade quando a bomba caiu. Primeiro foi um clarão, depois uma escuridão. Então começou uma chuva preta, e as pessoas que estavam queimadas abriam a boca para tomar aquela água contaminada. Eu via pessoas queimadas, dilaceradas”

Filme: "O Pianista"

TRAILER: 


a) de que assunto trata:


O filme fala sobre um pianista, Szpilman, que é judeu-polones e trabalha na radio de Varsóvia. Com a invasão alemã e o inicio da segunda guerra começaram as restrições impostas pelos nazistas aos judeus  poloneses, entre elas o seu confinamnto em uma área vigiada e cercada por muros, que deu origem ao gueto da Varsóvia.


b) como e quando começaram os problemas:


Com o inicio da segunda guerra, na qual a radio foi destruída, ele vê seu mundo começar a “acabar” diante de seus olhos. Os problemas começam exatamente ai.Em um momento a família de Szpilman, junto com outras, são colocadas para deportação até um campo de extermínio em Treblinka. Enquanto os judeus são forçados a entrar em vagões de trem, Szpilman é salvo no último segundo por um policial do gueto, que era seu amigo. Separado de sua família, ele consegue sobreviver.Ele é colocado em uma unidade de reconstrução alemã como um trabalhador escravo. Durante esse tempo, um outro trabalhador judeu confidencia a Szpilman duas informações críticas, uma que muitos judeus que estão vivos sabem que os alemães planejam matá-los, dois que um levante contra os alemães está sendo preparado. Szpilman se ofereçe para ajudar. Ele é colocado para contrabandear armas para dentro do gueto, quase sendo pego em um momento.Quando Szpilman encontra o capitão Wilm Hosenfeld enquanto tenta abrir uma lata de picles, em um dos prédios que ainda não haviam sido destruídos, e prova pra ele que é pianista, o capitão o deixa se esconder e regularmente lhe da comida, salvando então sua vida. Mas antes de ir embora, o capitão lhe seu casaco da Wehrmacht e vai embora. Mais tarde, esse casaco quase mata Szpilman quando tropas polonesas, o confundem com um oficial alemão. Ele consegue convencê-los que ele era polonês.


c) qual o desfecho:


 Um grupo de recém libertados prisioneiros de um campo de concentração passam por um grupo de prisioneiros alemães. Um machucado prisioneiro alemão, que era na verdade Hosenfeld, chama os ex-prisoneiros. Ele implora para um deles, um violinista conhecido de Szpilman, para contactá-lo para que possam libertá-lo. Szpilman, que voltou a tocar na Rádio de Varsóvia, vai ao local tarde de mais, todos os prisioneiros haviam sido removidos sem deixar rastros.Szpilman continuou a viver em Varsóvia até sua morte em 2000 e que Hosenfeld morreu em 1952 em um campo de prisioneiros, porém foi postumamente honrado por salvar a vida de Szpilman.                                   
             
    d) descreva os personagens:


Szpilman
- Capitão Wilm Hosenfeld
- Dorota
- Jurek
- A mãe do pianista
- O pai do pianista
- Enryk
- Halina
- Regina
- Sr. Lipa
- Hansell
- Majorek
- Marido de Dorota


e) qual sua opinião sobre o filme visto:



Nós gostamos muito do filme o pianista. Apesar de não retratar a segunda guerra mundial no mundo todo, mostrou perfeitamente que foi uma guerra terrível, e em nossa opniao, a pior de todas. O filme retratou bem a perseguição do nazismo aos judeus, e mostrou que não havia piedade. E o principal: mostrou que muitas pessoas, inclusive crianças inocentes, sofreram e morreram, e isso so nos fez pensar: por que? Nos mostrou também cumplicidade e ajuda ao próximo (na parte, por exemplo, em que o policial amigo do pianista o salva do vagão que o levaria para o campo de extermínio junto com sua família) o que achamos muito bom. Só achamos triste que ele não ficou junto a família dele.     

                                                IMAGENS:





Tribunal de Nuremberg - Novembro de 1945

Julgamento de Nuremberg
(20 de novembro de 1945 - 01 de outubro de 1946)

Logo após a Segunda Guerra Mundial, um tribunal se reuniu em Nuremberg, na Alemanha, com o objetivo de julgar os crimes cometidos pelos nazistas durante a guerra. De 1945 a 1949, o Tribunal de Nuremberg julgou 199 homens, sendo 21 deles líderes nazistas. As acusações foram desde crimes contra o direito internacional até de terem provocado de forma deliberada a Segunda Guerra Mundial.
A criação desse tribunal se deu através de um acordo firmado entre os representantes da ex-URSS, dos EUA, da Grã-Bretanha e da França, em Londres, em 1945. Dentre os réus julgados e condenados estava o braço direito de Adolf Hitler, Hermann Goering. Durante o julgamento a defesa de Goering alegou ofensa ao princípio da legalidade, que era baseada nos postulados do direito penal tradicional. Mas de nada adiantou, pois Goering foi condenado à morte, no entanto, este cometeu suicídio na prisão com uma cápsula de cianeto.
O tribunal de Nuremberg decretou 12 condenações à morte, 3 prisões perpétuas, 2 condenações a 20 anos de prisão, uma a 15 e outra a 10 anos.

Execução das sentenças:

As sentenças de morte foram executadas a 16 de outubro de 1946, por enforcamento, usando-se o chamado método da queda padrão, em vez de queda longa. Posteriormente, o exército dos EUA negou as acusações de que a queda fora curta demais, fazendo com que o condenado morresse lentamente, por estrangulamento, em vez de ter o pescoço quebrado (o que causa paralisia imediata, imobilização e provável inconsciência instantânea).

Avanços...



Medicina:

Um dos casos de morte mais comuns nas guerras são as infecções decorridas dos ferimentos no campo de batalha. Os médicos conseguiam conter os sangramentos e hemorragias mas, após isso, o paciente ficava à mercê da sorte, já que nada se podia fazer em relação às infecções. Esse quadro se inverteu em 1928, quando Alexander Fleming, um médico, saíra de férias e, por acaso, esquecera algumas placas com culturas de microrganismos em seu laboratório no Hospital St Mary em Londres. Quando voltou, reparou que uma das culturas de Staphylococcus tinha sido contaminada por um bolor e, em volta das colônias deste, não havia mais bactérias. Então, Fleming e seu colega, Dr. Pryce, descobriram um fungo do gênero Penicillium e demonstraram que o fungo produzia uma substância responsável pelo efeito antibactericida: a penicilina. Sua utilização só ocorreu em 1943, quando os governos ficaram preocupados com o aumento das baixas decorrentes de infecções e resolveram aplicá-la. A penicilina salvou milhares de vidas de soldados dos aliados na Segunda Guerra Mundial. Durante muito tempo, o capítulo que a penicilina abriu na história da Medicina parecia prometer o fim das doenças infecciosas de origem bacteriana como causa de mortalidade humana.



Aviação:

A Segunda Guerra foi caracterizada por uma crescente produção de aviões e pelo rápido desenvolvimento dessa tecnologia. No começo da Segunda Guerra Mundial, os aviões de caça tinham velocidade máxima de até 480 km/h e podiam voar até um teto de 9 mil metros de altitude. No final da guerra, caças já voavam a 640 km/h, com muitos tendo tetos de 12 mil metros. Mas o principal avanço foi na área da aviação a jato. Os caças a jato, criados ao longo da guerra, podiam locomover-se ainda mais rapidamente, mas eles não foram usados até próximo ao final da guerra. O primeiro jato funcional foi o alemão Heinkel He 178. Essa tecnologia rapidamente foi adaptada para a aviação civil que permitiu que o transporte intercontinental fosse realizado com mais facilidade e menor tempo. Hoje, temos aviões que podem chegar a velocidades incríveis, nada disso seria possível se a corrida armamentista da Segunda Guerra não tivesse ocorrido.



Computador:                                                                                          Uma das invenções mais importantes da Segunda Guerra foi o computador. Ele era muito diferente das máquinas que temos hoje. Ocupavam salas inteiras e faziam somente cálculos para direcionamento balístico.
Mas enganam-se os que pensam que o primeiro computador foi desenvolvido pelos americanos. Ele foi feito em 1936 por Konrad Zuse (1910–1995), engenheiro alemão, que construiu a partir de relês que executavam os cálculos e dados lidos em fitas perfuradas, o Z1.
Zuse tentou vender o computador para o governo alemão, que desprezou a oferta, já que não poderia auxiliar no esforço de guerra. Os projetos de Zuse ficariam parados durante a guerra, dando a chance aos americanos de desenvolver seus computadores.

A Marinha Americana, em conjunto com a Universidade de Harvard, desenvolveu o computador Harvard Mark I, projetado pelo professor Howard Aiken, com base no calculador analítico de Babbage. O Mark I ocupava aproximadamente 120 m³ e conseguia multiplicar dois números de dez dígitos em três segundos. Simultaneamente e em segredo, o Exército Americano desenvolvia um projeto semelhante, chefiado pelos engenheiros J. Presper Eckert e John Mauchy, cujo resultado foi o primeiro computador a válvulas, o Eletronic Numeric Integrator And Calculator (ENIAC), capaz de fazer quinhentas multiplicações por segundo. Tendo sido projetado para calcular trajetórias balísticas, o ENIAC foi mantido em segredo pelo governo americano até o final da guerra, quando foi anunciado ao mundo.









Energia:


Quando Albert Einstein criou a teoria da relatividade em 1921, ele pensava que sua descoberta serviria para o bem da humanidade. Mas, com a Segunda Guerra, sua teoria foi utilizada para outros fins: criar uma arma de destruição em massa.
Na madrugada do dia 16 de julho de 1945, ocorreu o primeiro teste nuclear da história, realizado no deserto de Alamogordo, Novo México, o chamado Trinity Test. Sua segunda utilização foi na cidade japonesa de Hiroshima e o terceiro, na cidade de Nagasaki. Essas explosões resultaram na morte imediata de  155.000 pessoas e de 110.000 pessoas nas semanas seguintes, em consequência dos efeitos da radioatividade. Além disso, suspeita-se que até hoje mais 400.000 morreram devido as efeitos de longo prazo da radioatividade.






Algo tão destrutivo, no final, acabou se tornando uma das fontes de energia mais utilizadas do mundo por sua alta capacidade de produzir energia.

"Primeiros tempos..."

A Segunda Guerra foi conseqüência de um conjunto de continuidades e questões mal resolvidas pelos tratados de paz estabelecidos após a Primeira Guerra Mundial. Os confrontos foram divididos entre duas grandes coalizões militares: os Aliados, liderados por Estados Unidos, Inglaterra, França e União Soviética; e o Eixo, composto pela Itália, Alemanha e Japão. Em conseqüência de suas maiores dimensões, os conflitos foram desenvolvidos na Europa, Norte da África e países do Oceano Pacífico.
No período entre 1918 e 1939, a economia mundial sofreu um grande abalo gerado pela crise de 1929. Na época, a economia dos EUA financiava e fornecia produtos às principias nações européias atingidas pelos conflitos da Primeira Guerra Mundial. Além disso, a miséria de algumas nações, como no caso da Itália e da Alemanha, propiciou a ascensão de grupos políticos nacionalistas de extrema direita. Ao mesmo tempo, as disputas imperialistas ainda dominavam a concorrência da economia mundial.
A Liga das Nações, órgão instituído para manter a paz entre as nações, não conseguiu cumprir o seu papel, e esfacelou mediante a corrida militarista preparada pelas nações inconformadas pela hegemonia política e militar exercida pelos vencedores da Primeira Guerra Mundial. Sem possuir uma única razão, essa guerra foi conseqüência do exacerbado desenvolvimento industrial das nações européias. De certa forma, levando em consideração suas especificidades, a Segunda Guerra parecia uma continuidade dos problemas da Primeira Guerra.

Ceará na Segunda Guerra...

No ano em que são comemorados os 70 anos do início da Segunda Guerra Mundial, mais uma vez a participação do Ceará no conflito volta às discussões: como o Estado reagiu, as consequências, a presença norte-americana em Fortaleza, o quebra-quebra de estabelecimentos de estrangeiros no Centro, as marcas da guerra, as impressões que permanecem ainda hoje com a memória de quem participou dos eventos. Quem saiu do Ceará para guerrear na Europa lembra - mesmo que vagamente - as estratégias francesas para atacar e se defender. Aos 85 anos, o pracinha Expedito Jorge ainda guarda detalhes de quando foi convocado para ir à Itália. Das notícias de rádio, a guerra passou à rotina da sobrevivência. Após quase 15 dias de viagem, chegou ao destino em 22 de fevereiro, um dia depois da batalha no Monte Castello. Embora já se falasse que a guerra estivesse ganha, Expedito e seus companheiros foram treinados por um mês e meio. "Fui só no finalzinho, mas marcou minha vida: a disciplina, a ordem, o acampamento, a prontidão", destaca. Assim como o pracinha Expedito, a memória de quem participou de eventos relacionados à Segunda Guerra hoje é considerada um patrimônio. Tanto que, na semana passada, o Memorial da Cultura Cearense lançou, por meio do Centro Cultural Dragão do Mar e com apoio da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico (Funcap), o álbum fac-similar "O Quebra-Quebra de 1942 em Fortaleza", de Thomaz Pompeu Gomes de Matos, e o livro "Memórias de um Dia".
Na ocasião, uma sequência de acontecimentos (passeatas, comícios, notícias censuradas da guerra) fez uma multidão invadir o Centro de Fortaleza para concretizar suas revolta e pressão para que o País se posicionasse em relação ao conflito.

Consequências da guerra.

A Segunda Guerra Mundial atingiu diretamente cerca de 100 milhões de pessoas, 50 milhões sobreviveram à guerra na condição de órfãos, desabrigados, desterrados ou inválidos. As pessoas na Europa encontravam-se traumatizadas pelos seis anos de guerra, atônitas frente às ruínas em que haviam sido transformadas suas cidades e suas localidades. Ninguém sabia como sobreviver ao dia seguinte.

Pouco depois do fim das batalhas, o continente europeu foi dividido. O leste, sob o domínio da União Soviética; o oeste, dos EUA. As "linhas de demarcação" passavam pela Alemanha e por Berlim. A Guerra Fria, que se iniciaria pouco depois entre os países socialistas do Leste Europeu e os "Estados democráticos livres", do oeste, era delimitada pela linha de fronteira entre a República Democrática Alemã (RDA) e a República Federal da Alemanha (RFA).

No final de agosto de 1961, essa separação concretizou-se literalmente através da construção do Muro de Berlim e de cercas de arame farpado dividindo Berlim e o resto da Alemanha. Uma divisão que, naquele momento, parecia que seria eterna.

Vídeo de Kseniya Simonova - Invasão da Alemanha e Ucrânia. / Quais sentimentos e emoções lhe percorrem?

Após assistir o vídeo, senti uma grande tristeza, uma dor muito grande, um sentimento de pena pelas pessoas inocentes que morreram e pela falta de solidariedade de outros... Crianças sofrendo sem nem saber porque, tudo isso por motivos futeis e pelo simples gosto de querer ter todo o poder. Vi o vídeo várias vezes e a cada vez ficava mais emocionada e triste por saber que isso realmente ocorreu e que muitas pessoas passaram por situações tão horríveis assim. O vídeo mostra de uma forma simples tudo o que aconteseu quando ocorreu a ivasão da Alemanha e Ucrânia, mas também faz com que as pessoas se emocionem ao vê-lo, faz com que as pessoas sintam uma grande tristeza pelas vidas tiradas em vão.

"Japão, a reconstrução passando pela ação do ser humano." - Texto do grupo.

Como todos sabem, o Japão foi um dos territórios mais afetados na segunda guerra mundial: os EUA lançaram bombas nucleares no seu território(uma em Hiroshima e outra em nagasaki), e os que sobreviveram, tiveram que suportar os efeitos da radiação nuclear(queda de cabelo, leucemia, queimaduras...).Em 45, o Japão assinou a rendição incondicional que determinava o fim da segunda guerra no extremo oriente.Só no Japão houveram mais de 2 milhoes de mortos.
Para a reconstrução do Japão, foi preciso a ajuda dos estados unidos e do plano Colombo(1951,foi uma organização dirigida a países do sudeste asiático para reestruturação social). O plano Marshall,criado pelos EUA e que consistia em fornecer empréstimos ao reino unido, Alemanha ocidental, frança e italia, para recomporem suas industrias, teve como objetivo político conter o avanço do socialismo no continente europeu, e portanto, fortalecer o capitalismo. Com isso, no inicio da guerra fria, os estados unidos não queriam mais ver outro pais com influencia socialista, e foi ai que o Japão passou de antigo rival para aliado.

Ilustrações, mapas e vídeos...


VÍDEO:


FOTOS:










MAPAS:






Curiosidades

OS PAÍSES QUE FORMARAM O EIXO
Itália, Alemanha, Finlândia, Hungria, Bulgária e Romênia. 

OS PAÍSES QUE FORMARAM OS ALIADOS
Estados Unidos, Inglaterra, China e União Soviética.

PAÍSES QUE ENTRARAM EM GUERRA: 72

MOBILIZADOS: 110 milhões (aproximadamente)

MORTOS: 50 milhões (aproximadamente)

MUTILADOS: 28 milhões (aproximadamente)

BOMBARDEIOS AÉREOS: 74.172 sobre a Inglaterra e 1.352.000 sobre o III Reich

BAIXAS GERAIS: 28.630.000 (aproximadamente)

GASTOS MILITARES:
1 trilhão e 385 bilhões de dólares (aproximadamente)

A SOLUÇÃO FINAL: Nos campos de concentração poloneses foram mortos 2.350.000, na Alemanha, mais 160.000, na Tchecoslováquia foram 233.000, na Áustria 58.000, na Hungria 180.000 e na Romênia 200.000 (entre 1941-1944)

DIFUSÃO DO SÍMBOLO: A imagem da cruz suástica foi primeiro utilizada no Período Neolítico, na Eurásia. 

Cronologia - principais fatos

Cronologia:

18 de setembro de 1931
O Japão invade a Manchúria.

2 de outubro de 1935 a maio de 1936
A Itália fascista invade, conquista e anexa a Etiópia.

25 de outubro a 1º de novembro de 1936
A Alemanha nazista e a Itália fascista assinam um tratado de cooperação em 25 de outubro; e em 1º de novembro, o Eixo Roma-Berlim é anunciado.


25 de novembro de 1936
A Alemanha nazista e o Japão imperial assinam o Pacto Anti-Comintern, isto é, Anti-Internacional Comunista, direcionado contra a União Soviética e o movimento comunista internacional.

7 de julho de 1937
O Japão invade a China, dando início à Segunda Guerra Mundial no Pacífico.

11 a 13 de março de 1938
A Alemanha incorpora a Áustria na assim chamada Anchluss, ou seja, anexação.

29 de setembro de 1938
A Alemanha, a Itália, a Grã-Bretanha e a França assinam o Acordo de Munique, o qual força a República Tchecoslovaca a ceder à Alemanha nazista a região dos Sudetos, incluindo as importantes posições estratégicas de defesa militar 
daquele país.

14 a 15 de março de 1939
Sob pressão alemã, os eslovacos declaram sua independência e formam a República da Eslováquia. Os alemães ocupam as províncias remanescentes da Tchecoslováquia, em violação ao acordo de Munique, formando o Protetorado da Boêmia e Morávia.

31 de março de 1939
A França e a Grã-Bretanha asseguram a integridade das fronteiras do estado polonês.

7 a 15 de abril de 1939
A Itália fascista invade e anexa a Albânia.

23 de agosto de 1939
A Alemanha nazista e a União Soviética assinam um pacto mútuo de não-agressão--o Pacto Ribbentrop-Molotov -- e fazem um aditamento secreto dividindo o leste europeu entre si, em duas esferas de influência.

1º de setembro de 1939
A Alemanha invade a Polônia, dando início à Segunda Guerra Mundial na Europa.

3 de setembro de 1939
Honrando sua garantia de segurança às fronteiras da Polônia, a Grã-Bretanha e a França declaram guerra à Alemanha.

17 de setembro de 1939
A União Soviética invade o leste da Polônia.

27 a 29 de setembro de 1939
Varsóvia, capital da Polônia, se rende no dia 27 de setembro. Membros dogoverno polonês fogem para o exílio através da Romênia. A Alemanha e a União Soviética dividem a Polônia entre si.

30 de novembro de 1939 a 12 de março de 1940
A União Soviética invade a Finlândia, iniciando a chamada Guerra de Inverno. Os finlandeses requerem um armistício e são obrigados a ceder para a União Soviética a margem norte do lago Lagoda e a pequena linha costeira finlandesa no mar Ártico.

9 de abril de 1940 a 9 de junho de 1940
A Alemanha invade a Dinamarca e a Noruega. A Dinamarca se rende no dia do ataque; a Noruega resiste até 9 de junho.

10 de maio de 1940 a 22 de junho de 1940
A Alemanha ataca a Europa Ocidental – França e os Países Baixos neutros. Luxemburgo é ocupado no dia 10 de maio; a Holanda se rende em 14 de maio, e a Bélgica em 28 do mesmo mês. Em 22 de junho, a França assina um acordo de armistício pelo qual os alemães ocupam a parte norte do país e toda a linha costeira do Atlântico; e no sul da França é estabelecido um regime colaborador dos nazistas com capital em Vichy.

10 de junho de 1940
A Itália entra na guerra, e invade o sul da França em 21 de junho.

28 de junho de 1940
A União Soviética força a Romênia a ceder a província oriental da Bessarábia e metade da região norte da Bucovina para a Ucrânia Soviética.

14 de junho de 1940 a 6 de países bálticos entre 14 e 18 de junho, articulando golpes de estado comunistas em cada um deles entre 14 e 15 de julho, para em seguida anexá-los como Repúblicas Soviéticas, entre 3 e 6 de agosto

10 de julho de 1940 a 31 de outubro de 1940
A guerra aérea conhecida como a Batalha da Grã-Bretanha termina em derrota para a Alemanha nazista.

30 de agosto de 1940
Segunda Decisão de Viena: A Alemanha e a Itália arbitram a divisão da disputada província da Transilvânia entre a Romênia e a Hungria. A perda do norte da Transilvânia força o rei Carlos da Romênia a abdicar em favor de seu filho, Miguel, e traz ao poder uma ditadura sob comando do general Ion Antonescu.

13 de setembro de 1940
Os italianos invadem o Egito, parte do então Mandato Britânico, através da Líbia sob domínio italiano.

27 de setembro de 1940
A Alemanha, a Itália e o Japão assinam o Pacto Tripartite.

Outubro de 1940
A Itália invade a Grécia cruzando a Albânia em 28 de outubro.

Novembro de 1940
A Eslováquia (23 de novembro), a Hungria (20 de novembro) e a Romênia (22 de novembro) unem-se ao Eixo.

Fevereiro de 1941
Os alemães enviam o Afrika Korps, destacamento do exército alemão, para reforçar as tropas italianas enfraquecidas.

1º de março de 1941
A Bulgária une-se ao Eixo.

6 de abril de 1941 a junho de 1941
A Alemanha, a Itália, a Hungria e a Bulgária invadem e dividem a Iugoslávia. A Iugoslávia se rende em 17 de abril. A Alemanha e a Bulgária invadem a Grécia em apoio aos italianos. A resistência na Grécia chega ao fim no início de junho de 1941.

10 de abril de 1941
Os líderes do movimento terrorista Ustasa proclamam o chamado Estado Independente da Croácia. Reconhecido de imediato pela Alemanha e Itália, o novo estado inclui a província da Bósnia-Herzegovina. A Croácia junta-se às forças do Eixo formalmente em 15 de junho de 1941.

22 de junho de 1941 a novembro de 1941
A Alemanha nazista e seus parceiros do Eixo (com a exceção da Bulgária) invadem a União Soviética. A Finlândia, procurando reparação de suas perdas territoriais para a União Soviética no armistício que finalizou a Guerra de Inverno, une-se ao Eixo pouco antes da invasão. Os alemães rapidamente invadem os países bálticos e, com ajuda dos finlandeses realizam um cerco a Leningrado (atual São Petersburgo) no mês de setembro. Mais ao centro da União Soviética os alemães conquistam Smolensk no início de agosto e, em outubro, parte rumo a Moscou. Ao sul, as tropas alemãs e romenas conquistam Kiev (Kyiv) em setembro e Rostov, às margens do rio Don, em novembro.


6 de dezembro de 1941
Uma contra-ofensiva soviética leva os alemães estacionados nos subúrbios de Moscou a uma retirada caótica.

7 de dezembro de 1941
O Japão bombardeia a base naval norte-americana de Pearl Harbor.

8 de dezembro de 1941
Os Estados Unidos declaram guerra ao Japão, entrando assim na Segunda Guerra Mundial. As tropas japonesas desembarcam nas Filipinas, na Indochina Francesa (Vietnã, Laos e Camboja), e na colônia britânica de Cingapura. Em abril de 1942, as Filipinas, Indochina e Cingapura caem sob domínio japonês.

11 a 13 de dezembro de 1941
A Alemanha nazista e seus parceiros do Eixo declaram guerra aos Estados Unidos.

30 de maio de 1942 a maio de 1945
Os britânicos bombardeiam a cidade de Köln, ou Colônia, trazendo a guerra para dentro do território alemão pela primeira vez. Durante os três anos seguintes bombardeios anglo-americanos reduzem cidades alemãs a escombros.

Junho de 1942
As frotas navais norte-americanas e britânicas conseguem impedir o avanço naval japonês na área central do Oceano Pacífico, no atol de Midway.

28 de junho de 1942 a setembro de 1942
A Alemanha e seus parceiros do Eixo iniciam uma nova ofensiva na União Soviética. As tropas alemãs abrem seu caminho até Stalingrado, (Volgogrado) no rio Volga, até meados de setembro, penetrando profundamente na região do Cáucaso, após a conquista da Península da Criméia.

Agosto a novembro de 1942
Em Guadalcanal, nas Ilhas Salomão, as tropas norte-americanas conseguem impedir o avanço japonês, que ia abrindo caminho ,conquistando ilha a ilha, em direção à Austrália.

23 a 24 de outubro de 1942
As tropas britânicas derrotam alemães e italianos em El Alamein, no Egito, fazendo com que as forças militares do Eixo se retirassem de forma caótica através da Líbia até a fronteira leste da Tunísia.

8 de novembro de 1942
As tropas norte-americanas e britânicas desembarcam em diversos pontos nas praias da Argélia e do Marrocos, no norte da África sob controle francês. O fracasso das tropas colaboracionistas da França de Vichy em se defender contra a invasão, permite que os Aliados se movam rapidamente até a fronteira oeste da Tunísia, o que provoca a ocupação do sul da França pelos alemães, em 11 de novembro.

23 de novembro de 1942 a 2 de fevereiro de 1943
As tropas soviéticas contra-atacam destruindo as linhas de defesa húngaras e romenas nas regiões a noroeste e a sudoeste de Stalingrado, e imobilizando a Sexta Tropa Alemã estacionada naquela cidade. Proibidos por Hitler de se retirarem ou tentarem escapar do cerco soviético, os sobreviventes da Sexta Tropa se rendem no dia 30 de janeiro e em 2 de fevereiro de 1943.

13 de maio de 1943
As forças do Eixo na Tunísia se rendem aos Aliados, acabando com a campanha no norte da África.

10 de julho de 1943
Tropas norte-americanas e britânicas desembarcam na Sicília, Itália. Em 
meados de agosto os Aliados passam a controlar aquela ilha.

5 de julho de 1943
Os alemães iniciam uma forte ofensiva com tanques perto de Kursk, na União Soviética. Os soviéticos enfraquecem aquele ataque em uma semana e começam uma ofensiva contra os alemães.

25 de julho de 1943
O Grande Conselho Fascista depõe Benito Mussolini, permitindo que o marechal italiano Pietro Badoglio institua um novo governo.

8 de setembro de 1943
O governo de Badoglio rende-se incondicionalmente aos Aliados. Os alemães imediatamente tomam controle de Roma e do norte da Itália, estabelecendo um regime fascista fantoche sob o controle de Mussolini, que foi libertado da prisão por soldados alemães de elite em 12 de setembro.

9 de setembro de 1943
As tropas Aliadas desembarcam nas praias de Salerno, próximas à Nápoles.

6 de novembro de 1943
As tropas soviéticas libertam Kiev.

22 de janeiro de 1944
As tropas Aliadas desembarcam com sucesso perto de Âncio, logo ao sul de Roma.

19 de março de 1944
Temendo a intenção da Hungria de abandonar sua parceria no Eixo, os alemães ocupam aquele país e forçam seu dirigente, almirante Miklos Horthy, a nomear um ministro presidente pró-alemão.

4 de junho de 1944
As tropas Aliadas libertam Roma. Seis semanas depois, bombardeios anglo-americanos conseguem, pela primeira vez, atingir alvos na Alemanha oriental nb.

6 de junho de 1944
As tropas britânicas e norte-americanas desembarcam com sucesso nas praias da Normandia, na França, e abrem a “Segunda Frente” contra os alemães.

22 de junho de 1944
Os soviéticos iniciam uma forte ofensiva na Bielorrússia oriental (Belarus), destruindo o Grupo Central do exército alemão, e dirigindo-se para oeste até chegar ao rio Vístula através de Varsóvia, no centro da Polônia, em 1º de agosto.

25 de julho de 1944
As forças anglo-americanas saem da Normandia seguindo rumo ao leste, em direção a Paris.

1º de agosto de 1944 a 5 de outubro de 1944
O Exército Interno da resistência polonesa não-comunista subleva-se contra os alemães em uma tentativa de libertar Varsóvia antes da chegada das tropas soviéticas. O avanço soviético é contido na margem leste do rio Vístula. Em 5 de outubro, os alemães aceitam a rendição dos remanescentes das forças do Exército Interno que lutavam em Varsóvia.

15 de agosto de 1944
As forças Aliadas desembarcam no sul da França, perto de Nice, e avançam rapidamente na direção nordeste, rumo ao rio Reno.

20 a 25 de agosto de 1944
As tropas Aliadas chegam a Paris e, no dia 25 de agosto, as Forças Francesas Livres, com o apoio dos Aliados, entram na capital francesa. Em setembro, os Aliados chegam até a fronteira alemã; em dezembro, quase toda a França, a maior parte da Bélgica, e a parte sul dos Países Baixos são libertadas.

23 de agosto de 1944
O surgimento de tropas soviéticas no rio Prut induz a oposição romena a causar a queda do regime de Antonescu. O novo governo faz um armistício e, imediatamente, troca de lado na Guerra. A mudança de posição da Romênia obriga a Bulgária a se render em 8 de setembro, e força os alemães a se retirarem da Grécia, Albânia, e sul da Iugoslávia em outubro.

29 de agosto de 1944 a 27 de outubro de 1944
Sob a liderança do Conselho Nacional da Eslováquia, formado por comunistas e não-comunistas, as unidades da resistência eslovaca levantam-se contra os alemães e o regime eslovaco fascista nativo. Em 27 de outubro, os alemães capturam Banská Bystrica, o centro de operações da revolta, e acabam com a resistência organizada.

12 de setembro de 1944
A Finlândia conclui um armistício com a União Soviética, abandonando a parceria no Eixo.

20 de outubro de 1944
As tropas norte-americanas desembarcam nas Filipinas.

15 de outubro de 1944
Membros do movimento fascista húngaro Cruz da Flecha dá um golpe de estado, com apoio dos alemães, para impedir que o governo húngaro continue as negociações para render-se aos soviéticos.

16 de dezembro de 1944
Os alemães iniciam a ofensiva final no oeste, conhecida como a Batalha do Bulge, em uma tentativa de reconquistar a Bélgica e dividir as forças Aliadas ao longo de toda a fronteira alemã. Em 1º de janeiro de 1945 os alemães batem em retirada.

12 de janeiro de 1945
Os soviéticos iniciam uma nova ofensiva em janeiro, libertando Varsóvia e a Cracóvia. Em 13 de fevereiro, após um cerco de dois meses, invadem a cidade de Budapeste, expulsando os alemães e seus colaboradores húngaros da Hungria no início de abril, e em seguida forçam a rendição da Eslováquia com a tomada de Bratislava no dia 4 de abril, e em 13 de abril capturam Viena.

7 de março de 1945
As tropas norte-americanas cruzam o rio Reno, na Ponte de Remagen, junto à cidadezinha do mesmo nome.

16 de abril de 1945
Os soviéticos iniciam sua ofensiva final e cercam Berlim.

Abril de 1945
Comandados pelo líder comunista iugoslavo Josip Tito, unidades de partisans, guerreiros da resistência contra os alemães, dominam Zagreb e derrubam o regime Ustasa. Os principais líderes daUstasa fogem para a Áustria e a Itália.

30 de abril de 1945
Hitler comete suicídio.

7 de maio de 1945
A Alemanha se rende aos Aliados ocidentais.

9 demaio de 1945
A Alemanha se rende aos soviéticos.

Maio de 1945
As tropas Aliadas conquistam Okinawa, ilha japonesa.

6 de agosto de 1945
Os Estados Unidos lançam uma bomba atômica sobre a cidade de Hiroshima, no Japão.

8 de agosto de 1945
A União Soviética declara guerra contra o Japão e invade a Manchúria, província chinesa tomada pelo Japão em 1931.

9 de agosto de 1945
Os Estados Unidos lançam uma bomba atômica sobre a cidade de Nagasaki, no Japão.

2 de setembro de 1945
Depois de concordar, em princípio, com uma rendição incondicional no dia 14 de agosto de 1945, em 2 de setembro o Japão se rende oficialmente, pondo fim à Segunda Guerra Mundial.